“É a escutar que começa um amor e é a não escutar que este acaba.”
Ouvi esta frase recentemente e fez-me pensar que realmente este é sem dúvida a maior prenda e um dos maiores problemas dos nossos dias.
Todos nós queremos ser escutados, mas estamos sempre preocupados em falar e em sermos ouvidos.
Deixamos de valorizar o diálogo, a presença e raramente nos envolvemos nas histórias que nos estão a contar…ouvimos o que nos estão a dizer apenas aguardando a nossa vez de falar.
Pode parecer estranho estar a trazer isto para aqui…um blog de arquitetura, mas quando iniciamos um projeto novo é aqui que tudo começa.
A primeira reunião é fundamental para conhecer bem os nossos cientes, para escutar os seus desejos, as aspirações, saber quais são as suas rotinas, sentir a sua energia, perceber que tipo de mudança procuram para as suas vidas…sentir e escutar e não apenas ouvir.
Escutar com a nossa experiência, com o nosso coração, com a nossa paciência, com o nosso silêncio e assim criar mais cumplicidade e sintonia e nos permitir entrar na pele do cliente para tornar nossos os seus sonhos!
Porque tudo parte e começa desta 1ª reunião!
O que muita gente não sabe é que se estivermos bem atentos conseguimos ouvir até o que a pessoa não diz…e só assim é que se começa um bom projeto!
É desta forma que vamos de CORPO e ALMA para as reuniões!