O termo Feng Shui pode querer dizer VENTO e ÁGUA mas descreve um método ou uma ciência que aproveita a energia do ambiente para melhorar a vida das pessoas!
Tal como nós precisamos de ar e água para viver, as nossas casas também precisam e é literalmente este “ar” que também entra nas nossas casas que traz essa energia Vital que se chama Chi.
Na realidade FENG SHUI é um termo novo para descrever o que os anciãs chineses chavavam de “Ham Yu”, que é a ciência de entender o meio ambiente e a energia que se move desde a natureza, como a harmonizamos e como nos pode ajudar a ter uma vida bem sucedida e próspera!
Mas qual o propósito?
Se a nossa energia estiver alta, numa boa vibração, nós somos mais otimistas, mais corajosos, mais felizes e temos menos doenças e se formos mais felizes as pessoas à nossa volta ficam mais felizes também. Mas se a energia da casa for má, vamos para casa e discutimos, temos doenças, problemas…não temos energia para progredir nem prosperar.
Então o 1º e único objectivo do Feng Shui é alinhar o ambiente com as pessoas que vivem ou trabalham num especifico local, entender quais as energias do ambiente e como esta energia flui no espaço, porque é muito importante fluir e não permitir que fique estagnada.
Assim, o Feng Shui funciona como a acupunctura da casa.
Nenhum item de decoração pode alterar o Chi, tudo depende de entender os 5 elementos da Metafísica Chinesa que é a variação da vibração da energia e como a alinhamos connosco porque nós também somos energia.
Embora a decoração e as escolhas que fazemos para decorar as nossas casas possam explicar muito do nosso interior…possam nos mostrar porque fazemos o que fazemos e mudar sem duvida o nosso estado interno.
Desta forma também possam ser responsáveis pela energia que circula dentro das nossas casas e das nossas vidas porque nós também somos responsáveis em parte por essa energia .
Então, muito embora a maioria das pessoas pensem que Feng Shui é a forma como decoramos a nossa casa, isso está muito longe da verdade!
Apenas usamos formas, cores, materiais e simbologia para conseguirmos recriar os ciclos da natureza e como ela naturalmente se alimenta, se desgasta ou se controla.