Da mesma forma que não existe tradução noutras línguas da palavra saudade também não existe tradução em português para a palavra “Hygge” mas são tantas as coisas que vêm à mente quando falamos dela, charme, segurança, felicidade, conforto, simplicidade…
Conceito com origem na Dinarmarca, o Hygge tornou-se popular em todo o mundo e define-se como uma espécie de segredo para a felicidade encontrada no aconchego, no ambiente e na relação entre pessoas.
É o desfrutar de um momento de aconchego íntimo numa casa cheia de materiais naturais, é o prazer de estar em frente a uma lareira a ler um livro com um chá quente na mão, é um jantar acolhedor com amigos numa mesa com bolos e velas quando lá fora chove sem parar…é o aproveitar os momentos sem culpa e sem pressão!
Gostamos de entender o Hygge como algo muito maior que um simples sentimento, trata-se de um estilo de vida ou mesmo um estado de espírito!
Dicas para uma vida mais Hygge:
- Criar ambientes acolhedores – almofadas, mantas, sofás confortáveis, uma lareira e velas…muitas velas!
- Valorizar materiais naturais como a madeira que provocam sensações agradáveis e faz-nos sentir próximos da natureza, uma iluminação calma e pouco brilhante, plantas naturais que têm o poder de purificar e perfumar o ar!
- Desligar os telemóveis e a TV, ler livros, ouvir musica enquanto conversa ou lê um livro.
- Vestir aquele pijama bem quentinho com umas meias confortáveis e embrulhar-se numa mantinha.
- Receber amigos em casa – cozinhar um prato bem saboroso e ir buscar os jogos de tabuleiro!
HYGGE é apreciar os prazeres simples da vida e cada um tem que criar os seus próprios rituais pessoais para encontrar ter momentos mais alegres e um estilo de vida mais tranquilo.
Tenham uma semana inspiradora e não se esqueçam que todos podemos praticar esta arte onde quer que estejamos!!!