LSF ou melhor, Ligth Steel Frame (Aço Leve) é um sistema construtivo cujo principal sistema estrutural são peças em Aço Galvanizado super resistente e super leve que depois é “fechada” com placas cimentícias pelo exterior e placas de gesso cartonado pelo interior.
Este sistema pode ser utilizado em qualquer tipo de edificação e nem foi necessário fazer qualquer tipo de alteração ou adaptação ao projeto que estava inicialmente previsto.
Temos acompanhado durante este processo que este sistema possui inúmeras vantagens importantes:
Além de ter um significativo ganho de área, uma vez que a espessura das paredes é menor quando comparada com uma construção em alvenaria estas obras também são mais rápidas, principalmente porque apresentam menor número de etapas que fará toda a diferença no tempo de conclusão.
E como todas as pessoas de uma forma geral tem pressa para ver os seus projetos concluídos esta é uma grande vantagem.
Visto ser muito mais fácil a passagem das instalações elétricas, da canalização, do gás, do ar condicionado, etc. também se torna fácil fazer manutenção. Só precisa retirar a placa que cobre as paredes para fazer a manutenção e no fim voltar a colocar a placa.
Mas para ser sincera o que mais me cativou foi o facto de ser sustentável e de saber que grande parte da matéria-prima pode ser reciclada e não é produzido muito lixo durante a obra…o que torna a obra muito mais limpa e mais rápida visto as peças já serem compradas prontas a montar.
A obra é feita com pouca ou quase nenhuma utilização de água e com pouco desperdício, ao contrario do método tradicional que produz muito entulho.
Quanto às desvantagens conheço apenas uma…necessita de mão de obra especializada. Esta é uma desvantagem que considero ser uma grande vantagem visto que cada vez mais se vê profissionais pouco qualificados nas obras de betão armado e blocos.
O sistema de Aço Leve, precisa de ser minuciosamente calculado e planeado por não permitir erros nem desperdícios, assim necessitam mesmo de profissionais especializados.
Está a haver um grande crescimento deste tipo de edificação na Madeira por haver muitos benefícios apesar de sabermos que o Aço Leve é um sistema já muito utilizado há muito tempo em muitas outras partes do Mundo.
Você acha que o Aço Leve tem tudo para se tornar tendência na Madeira ou acredita que os modelos tradicionais são melhores?